sexta-feira, 12 de julho de 2013

LAÉCIO BEETHOVEN - Música, arte e educação.







LAÉCIO ALMEIDA LIMA, piritibano, ex-trabalhador rural, filho do agricultor José Trindade Lima e de costureira e catequista Evanilde Almeida Lima, formado em Música pela Escola Superior de Música da Universidade Federal da Bahia, Especialista Pós-Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pela Faculdade São Tomaz de Aquino. Professor de Música e Alfabetizador efetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia desde 1993, músico instrumentista, cantor, compositor e poeta. Afiliado à União Brasileira de Compositores – UBC, recebeu o nome artístico de LAÉCIO BEETHOVEN no período em que morou na Residência Universitária da UFBA e o registrou como marca pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Consta ainda como conquistas a formação em Magistratura e Técnico em Contabilidade.



Concorrente de festivais de música popular por todo o Brasil, conquistou premiações ou apenas participou nas cidades baianas de Ibotirama, Itaberaba, Valença, Santo Antonio de Jesus, Piritiba, Bonito, Utinga, Baixa Grande, Carinhanha, Juazeiro, Morro do Chapéu, Várzea do Poço, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Nova Redenção e Salvador; nos municípios pernambucanos de Petrolina, Serra Talhada e Jaboatão dos Guararapes; em Maricá e Volta Redonda no Estado do Rio de Janeiro; no Ceará, em Meruóca e Crato; em Minas Gerais, nos festivais de Turmalina, Paracatu, Três Marias, Peçanha, Extrema (FENAC) e Itambacuri; nas terras paulistas de Barueri e de Pereira Barreto, além de Araucária-PR, Ponta Grossa-PR e Colatina-ES, tendo se participado ainda na Cantoria de São Gabriel-BA e coordenado o FACE – Festival Anual da Canção Estudantil, DIREC 1, na capital baiana, no ano de 2009. 

 Show em Piritiba

Apresentou-se em Salvador: Teatro Castro Alves, Teatro da Associação Cultural Brasil Estados Unidos - ACBEU, Teatro do Pelourinho, Teatro do CESI, Clube Hora da Criança, Reitoria da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Projeto Pelourinho Dia & Noite e Espaço Raul Seixas no Sindicato dos Bancários da Bahia. Poeta, quatro vezes campeão do Festival Nacional de Poesias de Ibotirama-BA. LAÉCIO BEETHOVEN participou da gravação do primeiro CD Barroco na Bahia e lançou seu CD GALOPE XOTE BAIÃO (independente), no início de 2004, com um repertório autoral, tipicamente regional e junino. Está no CD Festivais do Brasil volume 5, com a canção autoral Roda Mundo Roda Chão e lançou os CD’s “Declamando Poesias”, com oito abras literárias autorais, incluindo Sete Sonetos, poesia esta publicada no livro “Ecos Machadianos”, pela editora Bureau (2009) e “Meu Verso”, recitando obras do escritor Carlos Araújo.


Atualmente, reside em Salvador-BA, onde faz show e leciona em escola pública do Subúrbio Ferroviário.   

                      
 Ouça e faça download das músicas do Artista Piritibano Laécio Beethoven
 http://palcomp3.com/laeciobeethoven/album/25903/

Texto: Laécio Beethoven